Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Iluminaçao: Tudo sobre lâmpadas - Superbrancas e Xenon
Hoje à(s) 1:53 am por mateusmr83

» Florianópolis - Membros
Ontem à(s) 11:35 pm por gilsonbecker

» SE - Rafael Salviani - Branco
Ontem à(s) 11:27 pm por rafaelsalviani

» Sandero Stepway 2015 ou Duster Outdoor
Ontem à(s) 11:23 pm por Luis Henrique Correa

» Media Nav 1.2 - Câmera de Ré
Ontem à(s) 5:31 pm por jeffyand1

» SC - Marcus - Preto - 2010/2011 - "Negão"
Ontem à(s) 5:07 pm por Luan Mauricio

» INSTALAR SOM
Ontem à(s) 4:46 pm por Guikosi

» Roubo de Media Nav
Ter Out 21, 2014 11:13 pm por divalwind

» FIXO - Informações para compra de adesivos
Ter Out 21, 2014 11:04 pm por Admin

» Encontro Sandero Clube RJ em Petrópolis
Ter Out 21, 2014 10:49 pm por Admin

Parceiros
SlyRacing

InFlow

TuningParts

AutoCustom

Notícias Automotivas

Forum Carros

Qual o melhor óleo de motor para usar no Sandero 1.6 8v ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual o melhor óleo de motor para usar no Sandero 1.6 8v ?

Mensagem por Bruno Giglio em Qui Nov 07, 2013 2:07 pm

Galera, procurei pelo fórum algum tópico que falasse sobre esse assunto mas não encontrei. Gostaria de saber qual o melhor óleo de motor para usar no Sandero 1.6 8v. Me disseram que o ELF indicado no manual não é o mais adequado ao calor do Brasil, e é considerado para as condições um pouco mais frias do local em que o Sandero foi projetado.
Ouvi falar bem de um Mobil, porém não lembro especificamente qual.

Obrigado!

Bruno Giglio

Veículo: Expressión 1.6 8V
Reputação: 0

Re: Qual o melhor óleo de motor para usar no Sandero 1.6 8v ?

Mensagem por mifnob56 em Qui Nov 07, 2013 7:01 pm

semi-sintético 15w40, sendo marcas conhecidas todos fazem o mesmo efeito (shell, havoline, lubrax, elf etc)

__________________________________________________________________________________
A. Bonfim

mifnob56

Veículo: Stepway 1.6 8v
Reputação: 6

Mensagem por Bruno Giglio em Seg Nov 11, 2013 11:07 am

o 15w suporta até temperaturas mais altas, certo? Ele é mais viscoso que os 10 e 5 w? Por que a escolha de um semi-sintético? Outra coisa que gostaria de saber é qual o volume ideal para ser colocado de maneira a evitar pressão alta no motor, já que não gostaria de ter o carro amarrado e nem bebendo muito ( ele anda bebendo bastante...).

Bruno Giglio

Mensagem por mifnob56 em Seg Nov 11, 2013 1:54 pm

Caro Bruno,
Na verdade oléo é para lubrificar, e quanto mais melhor, ele dá vida ao motor. As especificações do tipo e até mesmo a marca varia de uma montadora para outra, mesmo sendo motores semelhantes.
Quanto a escolha do semi-sintético e por ser o único recomendado para qualquer tipo de veículo e ser mais eficiente que o sintético (mais caro).
O volume recomendado é o marcador da vareta. Quanto a pressão ou qualquer problema com relação ao óleo o sensor acusa imediatamente (a não ser que esteja quebrado), se acender a luz no painel é sinal de perigo para o motor (vazamento entrada de água pela junta, etc.).
Tem um tutorial, LIMPANDO CARBONIZAÇÃO DO TBI - CORPO DE BORBOLETA, que você pode dar uma olhada e quem sabe ser útil para a manutenção do seu carango. Eu sempre acesso também a pagina do Dr. Carro - You Tube, são dicas muito boas para quem quer ficar antenado em motorização de automóveis.
EU PEGUEI UM CARRO ZERO E AINDA ESTÁ NOVO 1.700 KM., E POR SEGURANÇA E GARANTIA TENHO QUE RESPEITAR AS REVISÕES DE 10.000 E 20.000 POREM, ASSIM QUE PASSAR VOLTO PARA MINHA TÁTICA PESSOAL DE TROCA DE ÓLEO: Todo mês compro um litro de óleo e vou juntando, no quarto compro o filtro e faço a troca, e os motores de todos os meus carros sempre me deixaram feliz e com saudades.

mifnob56

Mensagem por Luan Mauricio em Ter Nov 12, 2013 7:33 am

Antonio no manual pede o 5/40 ou o 10/40, sera que o 15/40 nao trara problemas futuros nao. Tudo bem em relaçao a marca porem esta modificando tambem a viscosidade.

__________________________________________________________________________________
sandero VIBE 1.6 2010
sandero expression 1.6 2014 cheers

Luan Mauricio

Veículo: Vibe 1.6 8V
Reputação: 12

Mensagem por Bruno Giglio em Ter Nov 12, 2013 11:04 am

Luan Mauricio escreveu:Antonio no manual pede o 5/40 ou o 10/40, sera que o 15/40 nao trara problemas futuros nao. Tudo bem em relaçao a marca porem esta modificando tambem a viscosidade.
Era justamente o que eu tinha imaginado. Acredito (em minha ignorancia) que um óleo com viscosidade maior aqui (local de altas temperaturas) fosse mais adequado. Com a temperatura alta a viscosidade aumenta, e se já colocamos um de viscosidade muito baixa, quando estivermos com a temperatura do motor alta, o óleos estaria diagamos muito ralo, podendo propiciar possível desgaste.
Não sei também quanto a amarração... Colocando um óleo mais vistcoso talvez o motor fique um pouco mais amarrado enquanto não esquenta, talvez passe a beber mais também. De fato não sei se o que penso está correto, estou apenas imaginando.

Bruno Giglio

Mensagem por Luan Mauricio em Ter Nov 12, 2013 11:46 am

Eu entendi seu ponto de vista. Pelo pouco que sei de oleo ele tem duas especificaçoes uma em baixa e outra em alta temperatura. Por exemplo 5w40 = 5 temp. Minima e 40 temp. Maxima, baseando-se nisso seria interessante colocar um oleo 5w50 que nem sei se tem, pois com o carro frio prevalece a viscosidade 5 com maior facilidade para chegar nas partes altas do motor e a 50 com o carro quente.
no meu carro uso o 5w40 sintetico elf que pede no manual e o carrinho ta bem esperto e economico.
creio que seu carro como e muito mais novo do que o meu nao teria nenhum problema em usar o 5w40,que deve ser o que esta nele.

Luan Mauricio

Mensagem por mifnob56 em Ter Nov 12, 2013 4:54 pm

ACESSEM O LINK: http://www.lucheti.com.br/artigos/20_dicas_de_oleo.pdf - E SIGAM O QUE A SUA CONSCIÊNCIA MANDAR.

A. Bonfim

mifnob56

Mensagem por Bruno Giglio em Qui Nov 14, 2013 9:51 am

Na proxima devo optar pelo Mobil 10w40. Não tenho a menor necessidade de ter um óleo que suporta a temperatura de 5 °C (5w40) ao ligar nesse calor do rio de janeiro. Acredito que esse óleo seja recomendado devido ao clima europeu onde o carro fora projetado
.

Bruno Giglio

Mensagem por Luan Mauricio em Qui Nov 14, 2013 10:16 am

Tem pouca diferença do 5 para o 10, porem pelo que li no link que vc mandou o 5w funciona melhor na primeira partida que e quando acontece o maior desgaste do motor devido ao atrito. Com o 5w a primeira lubrificaçao acontece com mais eficiencia e rapidez devido a menor viscosidade.
so nao é recomendado viscosidade 0w.

sandero VIBE 1.6 2010

Luan Mauricio

Mensagem por Luan Mauricio em Seg Dez 16, 2013 9:44 pm

Galera boa noite, alguem conhece o óleo ipiranga?

sandero VIBE 1.6 2010

Luan Mauricio

Mensagem por Kim&Dinha em Seg Dez 16, 2013 10:02 pm

Conheço não, é melhor você ir perguntar lá no posto Ipiranga...

huhauhauhauhauha

Na época do vectra eu só colocava o Helix da Shell...

GARAGEM: http://forum.sanderoclube.com.br/t694-kimdinha-13-14#5295

Kim&Dinha

Veículo: Expressión 1.0 16V
Reputação: 2

Mensagem por Luan Mauricio em Seg Dez 16, 2013 10:29 pm

O rapaz da do posto ipiranga disse que e muito bom, e agora o que eu faço.

sandero VIBE 1.6 2010

Luan Mauricio

Mensagem por Kim&Dinha em Qua Dez 18, 2013 1:32 pm

Luan e demais colegas:

Peguei isso aqui lá no Fórum RCB e acho que pode nos ajudar...

Senhores,

Tópico aberto para recomendações e dúvidas sobre óleos e lubrificantes.

1 -Conforme manual, explica somente para que seja usado o oleo no nivel maximo da vareta:
R: ERRADO! O Oleo deve ficar exatamente no meio, quando o oleo esta no maximo, a tendencia dos motores Renault eh consumir mais combustivel ( + ou - 10% a mais ), enquanto no minimo, nem preciso explicar certo? Fora a diferenca que podera ser sentida tao logo o oleo seja colocado no nivel correto de operacao, voce sentira o carro mais forte e solto, se alguem fizer o teste, favor postar aqui para uma segunda opiniao. Lembrando que tal procedimento assim que feito, sera necessario um acompanhamento do condutor mes a mes para verificar o nivel, e tao logo este baixe, complete para voltar exatamente ao meio.

2 - Tipo de Óleo:
R: Se possivel ( depende do bolso de cada um ) usar o ELF SWR 5W30 100% Sintetico. Hoje mesmo comprei 4 litros para o carro ( Usei 3.1 Litros para ficar no meio ), deu exatamente 140 reais ( Com a troca já inclusa ) com a vantagem da troca poder ser feita de 10.000 em 10.000 km, alem da base sintetica ajudar bastante no consumo por reduzir o atrito entre as pecas.

Muitas pessoas, como eu já fiz, era comprar mineral barato ( 20w50 por exemplo ) ou ( semi-sintetico 10W40 da Shell Helix ) e adicionar um frasco de militec-1. Bem, se formos fazer os calculos, o Shell custava 4 litros cerca de 90 reais + 1 frasco de militec-1 60 , dando um total de 150 reais, coisa de 10 reais mais caro do que usar um oleo de base 100% sintetica.

3 - Filtro de Oleo
R: Troque a cada 10.000km. Vai garantir que o motor esteja sempre em condicoes perfeitas de lubrificacao sem particulas grandes transitando pelos canais internos do motor.

Informações Adicionais

A. Qual o óleo recomendado para o meu Renault?
A fábrica recomenda o emprego do lubrificante Elf 10w40, semi-sintético. Porém, qualquer lubrificante que tenha tal viscosidade, ou supere a mesma, poderá ser utilizado (ou seja, qualquer 10w40, 5w40, 5w30 ou 10w30 poderá ser utilizado, desde que seja semi-sintético).

B. Posso usar lubrificante mineral?
Não é recomendado pela fábrica, portanto não arrisque. As folgas dos motores Renault NÃO se adaptam a óleos mais viscosos.

C. Preciso trocar o filtro de óleo sempre que trocar o óleo?
Sim

D. Qual a km para a troca do óleo?
A cada 10mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Recomendação da fábrica!

E. Qual marca de óleo posso usar?
Qualquer de procedência, desde que seja semi-sintético (ou 100% sintético), obedeça as especificações mínimas (descritas abaixo). Elf, Mobil, Total, Shell, Castrol, Tutela, Ipiranga, Elaion, Motul.

Kim&Dinha

Mensagem por Kim&Dinha em Qua Dez 18, 2013 1:33 pm

Óleos para motores – Classificações

Para facilitar a escolha do lubrificante correto para veículos automotivos várias são as classificações, sendo as principais SAE e API.

Classificação SAE:

Estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:

Óleos de Verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60
Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50
Obs.: a letra “W” vem do inglês “winter” que significa inverno.

Viscosidade de Óleos

Como viscosidade ou tenacidade de um líquido se entende a resistência que
as moléculas de um líquido fazem contra um deslocamento. Essa resistência
é também chamada atrito interno.

Viscosidade cinemática
Relação viscosidade/densidade indicada em mm2/s ( antigamente, centistoke).

Viscosidade dinâmica
É a medida da resistência interna que o óleo lubrificante forma contra o fluxo
(por exemplo, fluxo através de tubulações, fluxo na fenda de lubrificação).
A visc.dinâmica é denominada em Centipoise (cP).

Para medir as viscosidades temos diversos aparelhos de medição (viscosímetros).
A indicação é em mm2/s, antigamente se utilizavam graus Engler (°E ) ou
Centistokes (cSt).

Existem outros institutos de classificação além do SAE, o AGMA e ISO VG.

Classificação API:

Desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço a que a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica basicamente tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.

Para motores de veículos leves (Ciclo Otto) o “S” de Service Station (Postos de Serviço, Garagem) ou Spark (Faísca / Centelha), e a outra letra define o desempenho.

O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa.O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente.

No caso de motores diesel, a classificação é API CI-4, CG-4, CF-4, CF, CE, etc. O “C” de Commercial (Linha Comercial, Frotas), ou Compression (Compressão).

A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.

Os óleos lubrificantes para motores a gasolina 2 tempos, como os usados em motoserras, abrangem 3 níveis de desempenho: API TA, TB e TC.

O API não é o único orgão que homologa e testa lubrificantes, temos também:

ACEA: Association of Constructors of European Automobiles;
ILSAC: International Lubricant Standardisation & Approval Committee,
Montadoras: os fabricantes de veículos e de motores também têm desenvolvido testes e especificações próprias para lubrificantes.

Kim&Dinha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: