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O MOTOR E A SUA ROTAÇÃO POR MINUTO.

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O MOTOR E A SUA ROTAÇÃO POR MINUTO.

Mensagem por Vinnícyus em Qui Jul 18, 2013 1:55 pm

Começando do início:

Um motor de combustão interna gera energia para fazer as partes móveis se moverem e rodar uma árvore de manivelas, ou virabrequim, e com isso conseguir enviar sua força para o restante do conjunto. Este giro motor é calculado por RPM, que significa Rotações Por Minuto. Um motor normalmente ligado em marcha lenta gira algo em torno de 800rpm, e a capacidade de giro máximo do motor depende de vários fatores( disposição dos cilindros, R/L, material usado, peso e balanceamento das partes móveis, etc), mas geralmente originais de fábrica com cilindros em linha giram no máximo 6000~7000 rpm.

Aprendendo sobre as caracteristicas do motor
Todo motor tem 2 informativo básicos que determinam como o mesmo vai se comportar quando exigido, seriam elas; Torque máximo e Potência máxima. Simplificando, marcha lenta até o giro máximo, existe uma variação do comportamento do motor, e neste percurso o motor tem um ponto de toque máximo, ou seja, onde dizemos que ele "acorda" e dá sua puxada maior que geralmente é no meio do caminho, digamos uns 3500rpm. E a Potência máxima, que seria o giro em que o carro tem seu ápice de cavalaria, geralmente é o giro máximo do motor, digamos 7000rpm. Então neste motor a faixa que utilizamos para extrair o máximo de sua potência seria de 3500 até 7000rpm.

Estas informações sobre torque máximo, giro máximo e outros fatores dependem principalmente do projeto do motor. Assim como, por exemplo, quanto maior a cilindrada de um motor teoricamente melhor seria o seu torque máximo, seria maior sua força. Outro fator que muda a informação de torque máximo é a quantidade de válvulas por cilindro, quanto mais válvulas o motor tiver, pior será seu rendimento em baixo giro, e melhor será seu rendimento em alto giro. Para simplificar dizemos que quanto mais válvulas existe num motor pior é a turbulencia gerada em baixas rpm, fazendo assim o carro ficar mais fraco em baixas rpm, já em altas rpm é o inverso, quanto mais válvulas melhor o motor consegue sugar o ar fazendo assim o carro render mais. Porém existem tecnologias que conseguem minimizar esta perda modificando o ponto do comando do motor, abrindo mais cedo as válvulas.

Amaciando um motor
Para amaciar um motor deve-se usa-lo da maneira mais leve possível sem força-lo, ou seja. com um giro intermediario, onde o motor está leve, na faixa de 2000rpm, e tentar nunca sair deste intervalo sem acelerações ou reduzidas bruscas. É bem comum trocar muito de marchas neste período. É bom evitar transitos pesados neste período e trocar de oleo a cada 500~1000km neste período, pois o motor ainda está soltando 'farpas', e isto contamina o óleo.

Usando um motor para economia
Usar um motor na rua, tentando economizar combustível é fácil mas precisa ter paciência, pois é simplesmente chato. A idéia é tentar passar a marcha o mais breve possível mantendo o giro sempre baixo, usando todos os pedais com extrema suavidade, e sempre progressivamente. E quando houver transito parado, sinal ou algum obstáculo a frente soltar o acelerador e deixar o carro descer.

Já em estradas é meio complicado, pois depende do arrasto do carro e também, do conjunto mecanico e da sua aerodinamica, quanto mais aerodinamico o carro, quanto menor o diametro da roda e quanto mais velocidade com mais baixo giro conseguir melhor, então vou dar uma receita de bolo.
A ideia é, quanto mais velocidade você conseguir na maior marcha(ou seja com menor RPM), e pisando o menos possível do acelerador melhor será o rendimento, caso você não saiba onde seu carro se encaixa nisso, experimente colocar 70km/h e vir aumentando a velocidade lentamente, quando você sentir que está sendo necessário pisar mais um pouquinho para ganhar menos velocidade significa que você está passando desta velocidade "economica", pois a pressão aerodinamica do carro está ficando muito maior, então tire um pouquinho o pé e deixe o carro "se ajustar" a velocidade. Geralmente é entre 80~100km/h.
Basta pEnsar que a resistência do ar a 160km/h chega a ser +-8x mais que a resistência do ar a 80km/h e não somente o dobro como seria o "pensamento lógico".

Usando o máximo do motor
Outra coisa que deve-se prestar atenção é, você vai conseguir maior potência do seu motor no intervalo entre torque máximo e potência máxima, conseguindo passar de marcha no momento exato para melhor aproveitamento desta faixa, tentando não deixar o giro cair ou passar a marcha depois do giro máximo (O que pode significar desgaste excessivo ou até quebra do motor nos carburados ou corte de giro e perda de tempo nos injetados), Além que geralmente depois do giro máximo a eficiência do motor cai muito.

Por sinal alguns carros tem sua potência máxima despejada ANTES do giro máximo motor, não sendo vantajoso chegar até o limite de giro do motor, pois após passar do RPM de maior potência ocorre uma queda na linha de potência.
Outro fator importante, é você ter em mente que , quanto maior o giro, MAIS combustível consome.

Reduzindo as marchas e usando o freio motor
Uma forma de conseguir uma melhor frenagem é usando a inércia do motor para forçar a diminuição da velocidade das rodas. Quando a força do motor é menor que o necessário para empurrar o carro o motor faz uma desaceleração no carro, e isto é chamado de 'freio motor'. Só que quanto maior o giro do motor, sem acionar o acelerador, maior será a força de desaceleração, ou seja, se você estiver a 2000rpm e soltar o acelerador o carro vai desacelerar de uma forma, e se fizer o mesmo a 6000rpm o carro vai desacelerar mais bruscamente.
Assim você pode ter um melhor desempenho no momento de frenagem pois além dos freios acionados o motor também está trabalhando para desacelerar o veículo, que além de ajudar na frenagem está diminuindo o trabalho dos freios. Isso é bom, e melhor ainda em carros de tração traseira pois há uma boa frenagem nas 4 rodas, porém, em carros de tração traseira deve-se tomar um cuidado para não exagerar na redução e causar uma derrapagem.

Outro fator que faz o freio motor ser um ótimo benefício é que, no momento de frenagem, abusar dos freios significa travamento das rodas, isso é ruim, e o motor trabalhando junto ao freio, além dele estar em desaceleração ajudando a frenagem, ele também ajuda ao não travamento das rodas, pq quando a roda já comeÇa a travar o motor que tende a continuar girando, força a roda para que ela continue a girar. Porém se a travada for forte o motor vai morrer e a roda continuará travada podendo complicar a vida de quem está no volante.

Melhorando o desempenho em curvas com o Giro motor
Para melhorar o desempenho do carro em curvas é muito importante que o giro do motor esteja numa faixa em que force a roda contra o solo, um giro alto. Exagerar no giro pode ser ruim para curvas, principalmente em carros de tração traseira, pois podem rodar. Você utilizar um RPM muito baixo para a curva é quase o mesmo efeito de estar com as rodas não tracionadas e isto significa com o carro solto, e qualquer movimento pode significar passar reto. O Giro ideal depende muito das características do carro e motor, mas sempre é um giro elevado, alguns com 4000rpm outros com 6000, cabe ao piloto conhecer bem seu carro e seus limites.

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Vinícius Hércules
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Re: O MOTOR E A SUA ROTAÇÃO POR MINUTO.

Mensagem por Francisco Neto em Sex Jun 12, 2015 8:34 pm

Estive lendo este interessante tópico, e me espantei de ninguém ter dito nem perguntado nada, desde 2013!

Achei legal, Vinícius.
Abraço.
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Re: O MOTOR E A SUA ROTAÇÃO POR MINUTO.

Mensagem por Russo-DF em Qua Jun 17, 2015 8:38 am

talvez nao comentaram ou perguntaram pq RPM hoje tem controle eletronico na marcha lenta e muitos carros voltaram a oferecer mostradores e alertas para condução mais economico. logo fica meio automatico o condutor nao se preocupar muito com o controle da RPM ficando a preocupação mais em ser condutor mais conservador ou mais esportivo.

no finalzinho do topico por exemplo ele ja fala em controle de giro do motor em curvas e carros com tração traseira. ta meio raro ou em numero muito reduzido os modelos com tracao traseira hoje.

na parcial de junho de 2015 dos carros mais vendidos somente na 45ª posição com 401 unidades vendidas aparece a Toyota Hillux SW4 4x4, acumulando 4470 no ano. Da 1ª a 44ª posição são traseira dianteira, hatches, sedans, alguns SUV, minivans, etc, contabilizando mais de 859.310 carros com tração dianteira, muitos deles com controle de estabilidade e tração. Muito pouca gente usa carro com traçao traseira hoje. Ainda nesse ultimo paragrafo fala em giro baixo para curva, mas o que seria giro baixo hoje? Qualquer carro de 5 anos pra ca em 5ª marcha, rodando entre 100 e 120 km/h ta marcando 3000 RPM ou bem proximo disso, usando pneus 195, 205 ou 225, com excelente estabilidade cheio ou vazio, e ninguem roda em ponto morto mais, se roda é gato pingado.

Outra é que o cambio automatico ta ficando um item muito apreciado, entao controle de RPM pelo condutor logo será coisa do passado.

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Re: O MOTOR E A SUA ROTAÇÃO POR MINUTO.

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