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CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

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CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

Mensagem por zecarj em Ter Jul 16, 2013 4:04 pm

fonte :4 rodas


Se você acha que lavar o carro com cera no posto é suficiente para manter a pintura em perfeito estado, é porque tem muito a aprender sobre o assunto. Os cuidados com a lataria vão do tradicional enceramento ao local onde o carro pernoita e até mesmo antes da compra do carro, na hora da escolha da cor. “Pinturas sólidas tendem a queimar mais rapidamente. Isso porque as metálicas têm pó de alumínio e as perolizadas, cristais de quartzo. Esses elementos ajudam a refletir a luz solar e sujeitam o carro a menos raios ultravioleta do sol, um grande vilão da pintura”, diz Reinaldo Nascimbeni, supervisor de serviços técnicos da Ford.


Assim, se você não tem garagem coberta em casa ou no trabalho, compensa gastar um pouco mais para ter um carro com pintura mais resistente às intempéries. Para quem tem de estacionar sempre na rua, cuidado com árvores ou fios, que costumam atrair pombos. “Fezes de pássaros, infiltração de prédios, resina de árvore e sabão com soda cáustica, entre outros, agem diretamente na superfície da pintura, deixando-a com baixo nível de brilho e uniformidade”, afirma Marcelo Pereira, especialista do serviço técnico de reparação automotiva da 3M do Brasil. Outro veneno são papéis e folhas de árvore sobre a lataria, que podem entrar em putrefação e gerar ácidos que corroem a pintura. A recomendação, nesse caso, é uma só. “Fezes de pássaros chegam a arrancar o verniz. Se o carro for atingido por alguma, tire-a da pintura assim que puder. Nunca a deixe secar”, diz Nascimbeni.

Infiltrações em prédios também são perigosas, porém mais fáceis de remover. “Se não conseguir limpar o carro antes de as gotas de infiltração secarem, pode pingar vinagre ou limão sobre a mancha e esperar agir. O ácido reage com os restos da mancha e forma um sal que é fácil de remover. Faça isso até eliminar a mancha completamente”, afirma o supervisor de serviços técnicos da Ford. Mas tenha muito cuidado. “Tudo deve ser feito sempre à sombra, para não causar queimaduras graves na pintura ou na pele”, diz Hideo Carlos Matsui, engenheiro químico da Poly Epoxy, que produz os produtos AutoShine.

José Palacio, auditor do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), lembra outros perigos da pintura. “Cuidado com a gasolina. Se cair sobre a pintura, deve ser lavada imediatamente. E lavagem com sabão ou detergentes em geral, sob sol, queima a pintura”, diz. Receitas caseiras, como óleo de mamona, querosene e produtos com solvente, também são um veneno. “Se deixados por algum tempo sobre a pintura, podem ocasionar manchas ou defeitos, além de remover a cera aplicada para proteção”, afirma Pereira.

Para lavar o carro, o correto é usar um tipo especial de sabão. “Recomendamos só lavar com xampu neutro, pois não possui nenhum componente químico que prejudique a pintura”, diz Marco Pacheco, diretor de pós-vendas da Chevrolet. Há outro vilão que parece inocente, mas que ataca discretamente em regiões de trânsito pesado: a chuva. Subproduto da queima de combustíveis fósseis, o enxofre fica no ar. Quando chove, forma-se o ácido sulfúrico. “Chuvas ácidas devem ser lavadas logo em seguida”, afirma Palacio.

Para não entrar em uma obsessão por limpeza, o que se recomenda é lavar o carro toda semana, encerando- o quando necessário. Mas como só isso pode não ser suficiente, veja no texto abaixo outros métodos para garantir uma boa aparência do seu carro.




PROTEÇÃO SOB MEDIDA

Enceramento: é o procedimento mais simples de proteção da pintura. Com a aplicação de cera automotiva, cria-se uma camada que reduz a ação da chuva ácida, da oxidação da tinta ou surgimento de manchas por produtos químicos em geral. “Basta aplicar a cera sobre o carro e retirá-la. As duas operações devem ser feitas com o algodão, e não estopa”, diz Nascimbeni. O segredo para saber se o carro precisa ser encerado de novo é a mera observação. Em dias de chuva, se a água escorrer pela pintura, ela ainda tem cera. Se gotas ficarem agarradas em algum ponto, a proteção já começou a desaparecer. Só tome cuidado, pois algumas ceras atacam borrachas e peças plásticas, provocando seu ressecamento.

Polimento: quando a pintura já está maltratada, só a cera não é suficiente. É preciso polir a carroceria. “Só deve ser feito em carros com riscos profundos ou pintura queimada. O processo consiste em usar massa de polir número 2, com politriz e boina específica”, diz Matsui. O polimento retira a menor parte possível da camada mais superficial da pintura, o verniz. Apesar de deixar a lataria com aspecto revigorado, o polimento não deve ser feito mais que três vezes durante a vida útil do carro, sob pena de retirar todo o verniz, apagando o brilho e reduzindo o nível de proteção. O polimento numa empresa especializada custa entre 190 e 300 reais.

Cristalização, espelhamento ou revitalização: os nomes variam, mas o processo é o mesmo – aplicação de uma resina protetora sobre a pintura. As diferenças de nomenclatura se devem mais a motivos comerciais. O da 3M, por exemplo, é chamado de espelhamento: “É o nivelamento da superfície da pintura a fim de deixá-la uniforme, removendo qualquer defeito. É feito, na maioria das vezes, com uma lixa adequada e um processo com polidores, lustradores e cera de alta durabilidade que deixam a pintura com alto nível de reflexão de imagem e brilho”, diz Marcelo Pereira. Mais conhecida pelo nome de cristalização, algumas pessoas têm receio de fazê-la por causa de boatos de que ela danificaria a pintura. Como a cristalização quase sempre exige polimento para limpar e recuperar a pintura, sua aplicação constante pode remover as camadas de vernizou até a própria pintura. Porém nem sempre a cristalização exige polimento. Se a pintura já for bem conservada, basta apenas aplicar essa resina cristalizadora. Um dos pontos negativos da cristalização é que a presença dessa cera especial na carroceria atrapalha a repintura do carro. Os elementos que a compõem impedem a aderência ideal da nova tinta. Antes de fazer um serviço de funilaria, portanto, é preciso retirar toda a resina cristalizadora. A duração de uma cristalização seria em média de três a seis meses. Os preços podem variar de 180 a 800 reais, dependendo da região do país e de quem aplicará o produto.






XÔ, RODINHO!

Evite os flanelinhas que, nos semáforos, querem limpar o para-brisa. Primeiro porque você não sabe o tipo de sabão que é misturado à água que eles usam. Segundo porque, além de ressecar a borracha das palhetas, a mistura também pode se acumular e queimar a pintura, ainda mais sob o sol.




outra fonte




Diferenças sobre Polimento X Cristalização X Espelhamento:


POLIMENTO
Se seu carro já faz muito tempo que não recebe um polimento ou revitalização ,se está muito riscado, com a pintura sem brilho , manchada ou queimada, isso são indícios que seu carro está precisando de um polimento. Polimento é um processo efetuado com máquina, usando uma massa abrasiva, e que só deve ser efetuado por pessoa qualificada, pois qualquer tipo de erro pode ocasionar danos a pintura, que só fazendo uma reparação completa para eliminar este dano.

ESPELHAMENTO DE PINTURA

Espelhamento de pintura é um novo processo de polimento recém lançado pela 3M americana, que consiste em várias etapas de um polimento, usando materiais importados, como massas, líquidos de polimento espumas e papel para polir, que revitalizam a pintura, eliminam manchas e riscos que afetaram o verniz ou camada superficial, e no acabamento é usado uma cera importada a base de carnaúba e teflon que dá um brilho duradouro (cerca de 6 meses), e uma camada de proteção contra chuva acida, cocô de passarinho, seivas de árvore, etc...

O que é Espelhamento de Pintura?

O espelhamento de pintura é o melhor "tratamento de beleza" para o seu carro,consiste em um sistema especial de polimento para recuperar o brilho e remover riscos superficiais, manchas, oxidação e outros pequenos defeitos na pintura. Cria uma película protetora que garante o brilho perfeito da pintura por até 6 meses ou 20 lavagens.
Depois da pintura do automóvel se transformar em um verdadeiro espelho, o trabalho se completa com a aplicação de produtos 3M para limpeza de vidros, partes cromadas, pneus e rodas, etc.


ENCERAMENTO

Enceramento ,que é o processo de passar cera no carro, pode ser feito mensalmente, sempre usando uma cera de boa qualidade, isenta de silicone , que afeta a pintura. De outra forma com polimentos avançados como espelhamento de pintura não existe a necessidade de passar cera, sendo mais adequado fazer um polimento completo de 6 em 6 meses para deixar ele sempre em estado de novo.


Cristalização do Veiculo

Esse é o engana trouxa, já fiz duas vezes e me ferrei, é o mesmo processo do polimento só que lixam o carro com uma abrasivo e lixa especial, passam uma camada de polimero que nâo sei a marca e depois passam a massa de polir, só que o polimero deles que é o diferencial da cristalização só funciona na hora pois ele precisa de 243º graus para fizarna pintura, ai na hora que faz acha lindo, tenho certeze de que a porcentagem de que o pessoal falou que num gostou era profissional enganador que fez cristalização e falou que era espelhamento.

Segue abaixo uma explicação sobre como fazer a Cristalização correta e a conservação da mesma.

Muitas vezes, damos aquele trato na caranga com polimento, enceramento e cristalização. Chegamos a gastar em determinados lugares muita grana, para fazer todo esse processo e muitas vezes, não feito da maneira correta pelo estabelecimento ou com o uso de produtos antiquados a base de solventes. Detemos a tecnologia de produzir polidores de ultima geração a base d água (polidor liquido e super brilho) com o rendimento e o acabamento bem superior aos produtos a base de solventes convencionais. O processo correto de cristalização é: Polimento, Enceramento e depois a Cristalização. Dessa forma todos os riscos e imperfeições podem ser tiradas nesse processo, deixando o carro com aparência de novo. Tenho ouvido de algumas pessoas que lugares tem apenas cristalizado ou comprado à cera cristalizadora e aplicando ele mesmo, achando que o apenas brilho é o suficiente. Mas onde fica a retirada das imperfeições que o dia a dia trás a pintura da caranga? Desta forma estamos passando aos leitores mais desavisados do processo correto e para que eles possam exigir o correto para com sua caranga. Também depois de tudo isso não adianta esquecer de cuidar da caranga, deixando de lavar, usando xampus alcalinos ou ácidos. produtos a base de querosene principalmente e produtos que não foram desenvolvidos para carro. Assim em pouco tempo todo o dinheiro e brilho do seu veiculo ira embora, e sempre culpamos o estabelecimento onde o serviço foi executado, quando na verdade a culpa é nossa pela escolha tanto do local como dos produtos usados quando lavado em casa.
Espero esclarecer qual o processo correto e a importância de se usar produtos desenvolvidos para carros e não para uso doméstico ou sem a aprovação do Ministério da Saúde e sem saber o que eles contem exatamente


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Re: CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

Mensagem por Murilo Botto em Ter Jul 16, 2013 4:33 pm

Boa Zeca!

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Re: CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

Mensagem por Josie.drm em Sex Set 13, 2013 8:21 pm

Nossa, adorei esse tópico! Acabei de perceber que eu não sabia nada... rs

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Re: CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

Mensagem por SwagMax em Qui Out 24, 2013 1:12 pm

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Re: CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

Mensagem por divalwind em Sex Out 25, 2013 9:05 am

Pessoal , sem desmerecer os ensinamentos acima, pois o material é caro demais , mas é bom, vou adiantar a vcs que uso a cera Brilho da 3 M, R$ 12,00 e meu carro tá com brilho de espelhado, parecendo Meguiars., e dura mais de 2 mêses tranquilamente( mas rodo pouco e dorme em garagem coberta).
O segredo , é que não lavo carro com shampoo de posto , uso Sabonete de glicerina Granado( líquido) , pois assim não detona a cera do carro.
Outra, se tiver de poeira apenas, mando jatear muita água no lavajato, SEM SHAMPOO, que uso , muito pouco. Meu carro , brilha assim, como este pretinho aqui agora no Forum/18 Out , no link "Roubo do Estepe do Sandero STW," dêem uma olhada.

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Re: CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

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