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Dicas de manutenção! (50mil Km)

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Dicas de manutenção! (50mil Km)

Mensagem por Jonas Moura em Seg Abr 17, 2017 3:19 pm

Boa tarde a todos!
Olá, meu nome Jonas e sou novato por aqui.

Enfim... gostaria de algumas dicas de manutenção após os 50mil Km rodados. Trata-se de um Sandero 2012.
Apenas as revisões básicas foram efetuadas, aquelas na concessionária. Como, por exemplo, nunca foram trocadas as pastilhas de freio/lonas e tão pouco revisado os discos/tambores.

No aguardo!
Obrigado desde já!

Jonas Moura

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Re: Dicas de manutenção! (50mil Km)

Mensagem por vagnersp em Qua Abr 19, 2017 8:51 pm

Jonas Moura escreveu:Boa tarde a todos!
Olá, meu nome Jonas e sou novato por aqui.

Enfim... gostaria de algumas dicas de manutenção após os 50mil Km rodados. Trata-se de um Sandero 2012.
Apenas as revisões básicas foram efetuadas, aquelas na concessionária. Como, por exemplo, nunca foram trocadas as pastilhas de freio/lonas e tão pouco revisado os discos/tambores.

No aguardo!
Obrigado desde já!

Olá! Tenho um sandero do mesmo do seu (2012 1.6 8v com 53 mil km rodados).
Você sabe se foi feita a revisão do carro em concessionária até os 40 mil km pelo menos?
Se sim, as velas já devem ter sido trocadas na css (aos 40 mil é o recomendado).
Como o carro já tem mais de 4 anos sugiro que faça a revisão igual eu fiz no meu em agosto do ano passado (estava com 44 mil km):
- troca do kit correia dentada (a renault recomenda 4 anos ou 60 mil km o que ocorrer primeiro) e não vale a pena trocar só a correia, troque o rolamento junto, pois é mais garantido e recomendado. A correia original é a da Gates e o kit está saindo por volta de 200 reais.

- troca do kit correia de acessórios (esta aqui se os rolamentos/tensionador automático estiverem bons dá pra trocar só a correia). Eu resolvi trocar o kit completo, mas o conjunto original é meio caro, deve estar por volta dos 500 reais na concessionária.

- caso as velas não tenham sido trocadas anteriormente, devem ser trocadas (também troquei nesta revisão).

- líquido de arrefecimento - avalie a possibilidade de troca, a Renault recomenda trocar aos 80 mil km, mas eu acho muito tempo e troquei o meu também nesta revisão. No entanto, fique atento a bomba d'agua, verifique com o mecânico, normalmente a bomba d'agua aguenta até a segunda troca de correia dentada, mas já que vai desmontar a correia, peça pra ele verificar o estado da bomba (pois se der problema depois, vai ter que pagar novamente a mão-de-obra para a troca da correia). No meu caso não foi preciso trocar a bomba d'agua.

- fluído de freio - o recomendado é a troca a cada 2 anos, pois o fluído com o tempo absorve umidade e perde suas características. O meu foi trocado.
aproveite que vai trocar o fluído e dê uma olhada nas pastilhas - há muitos relatos de que a pastilha do sandero não dura nada, se o antigo dono era pé de chumbo, possivelmente já trocou, mas é preciso verificar novamente. Também peça para o mecânico verificar as condições do disco de freio e as lonas traseiras. No meu caso não foi preciso trocar as pastilhas, meu carro está com 53 mil km, mas uso o carro mais no percurso rodoviário e uso mais a redução de marchas, ainda tenho 5 mm de pastilhas (é recomendado a troca quando estiver com 2 mm).

- troca de óleo 10w40 (e o anel do bujão), filtro de óleo, filtro de combustível, filtro da cabine (ar condicionado) e abra o compartimento do filtro do ar e avalie se é preciso trocar, pois dá pra ver no visual. Troquei todos os itens mencionados.

- fique atento a bateria, a minha ainda é original, mas acredito que não vá durar mais muito tempo, afinal o carro já tem mais de 5 anos com a mesma.

-troque também a bateria da chave, a minha arriou hoje, fui abrir o carro e a chave não destravava as portas, a bateria que vai dentro é a CR2016, você mesmo troca (eu comprei uma no chaveiro e troquei).

Como a manutenção foi meio pesada, eu fui comprando as peças aos poucos, comprei tudo original em uma concessionária da Renault no mercado livre (Renault Estoril) e consegui economizar 250 reais em relação aos preços cobrados na concessionária aqui próximo de casa. O óleo 10w40 (ELF 10w40 semi-sintético) você consegue comprar um troca de óleo ou no carrefour por 30 reais o litro, na concessionária vai sair 42. As únicas coisas que comprei na concessionária daqui foram os filtros).

Seguem os preços quando eu fiz a revisão:
kit correia dentada: 199 reais (correia + rolamento automático - tem dois tipos - pista externa de metal que é pra sandero até 2010 e o de plástico que é o nosso);
kit correia de acessórios (correia + tensor automático + tensor fixo): 389 reais (na concessionária daqui era quase 500).

óleo Elf 10w40 semi-sintético: 29 reais o litro, o sandero vai 3,5 litros - fique atento, pois muita gente coloca os 4 litros e ultrapassa o limite máximo da vareta de medição, o que não é recomendado).

jogo de velas: 96 reais

líquido de arrefecimento Glacelf supra amarelo: 30 reais o litro. (No sandero, a quantidade total de líquido é de 5,7 litros, então 3 litros de aditivo dá).

fluído de freio - varga DOT4 - este eu não sei, pois o mecânico que comprou e adicionou no valor da mão de obra.

filtro de ar: 120 reais na concessionária

filtro de óleo, filtro de cabine, filtro de combustível: em média 30 reais cada um.

Paguei 700 reais de mão de obra, em um mecânico especializado em franceses.


Espero ter ajudado.

-
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vagnersp

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Re: Dicas de manutenção! (50mil Km)

Mensagem por Jonas Moura em Qui Abr 20, 2017 11:47 am

vagnersp escreveu:
Jonas Moura escreveu:Boa tarde a todos!
Olá, meu nome Jonas e sou novato por aqui.

Enfim... gostaria de algumas dicas de manutenção após os 50mil Km rodados. Trata-se de um Sandero 2012.
Apenas as revisões básicas foram efetuadas, aquelas na concessionária. Como, por exemplo, nunca foram trocadas as pastilhas de freio/lonas e tão pouco revisado os discos/tambores.

No aguardo!
Obrigado desde já!

Olá! Tenho um sandero do mesmo do seu (2012 1.6 8v com 53 mil km rodados).
Você sabe se foi feita a revisão do carro em concessionária até os 40 mil km pelo menos?
Se sim, as velas já devem ter sido trocadas na css (aos 40 mil é o recomendado).
Como o carro já tem mais de 4 anos sugiro que faça a revisão igual eu fiz no meu em agosto do ano passado (estava com 44 mil km):
- troca do kit correia dentada (a renault recomenda 4 anos ou 60 mil km o que ocorrer primeiro) e não vale a pena trocar só a correia, troque o rolamento junto, pois é mais garantido e recomendado. A correia original é a da Gates e o kit está saindo por volta de 200 reais.

- troca do kit correia de acessórios (esta aqui se os rolamentos/tensionador automático estiverem bons dá pra trocar só a correia). Eu resolvi trocar o kit completo, mas o conjunto original é meio caro, deve estar por volta dos 500 reais na concessionária.

- caso as velas não tenham sido trocadas anteriormente, devem ser trocadas (também troquei nesta revisão).

- líquido de arrefecimento - avalie a possibilidade de troca, a Renault recomenda trocar aos 80 mil km, mas eu acho muito tempo e troquei o meu também nesta revisão. No entanto, fique atento a bomba d'agua, verifique com o mecânico, normalmente a bomba d'agua aguenta até a segunda troca de correia dentada, mas já que vai desmontar a correia, peça pra ele verificar o estado da bomba (pois se der problema depois, vai ter que pagar novamente a mão-de-obra para a troca da correia). No meu caso não foi preciso trocar a bomba d'agua.

- fluído de freio - o recomendado é a troca a cada 2 anos, pois o fluído com o tempo absorve umidade e perde suas características. O meu foi trocado.
aproveite que vai trocar o fluído e dê uma olhada nas pastilhas - há muitos relatos de que a pastilha do sandero não dura nada, se o antigo dono era pé de chumbo, possivelmente já trocou, mas é preciso verificar novamente. Também peça para o mecânico verificar as condições do disco de freio e as lonas traseiras. No meu caso não foi preciso trocar as pastilhas, meu carro está com 53 mil km, mas uso o carro mais no percurso rodoviário e uso mais a redução de marchas, ainda tenho 5 mm de pastilhas (é recomendado a troca quando estiver com 2 mm).

- troca de óleo 10w40 (e o anel do bujão), filtro de óleo, filtro de combustível, filtro da cabine (ar condicionado) e abra o compartimento do filtro do ar e avalie se é preciso trocar, pois dá pra ver no visual. Troquei todos os itens mencionados.

- fique atento a bateria, a minha ainda é original, mas acredito que não vá durar mais muito tempo, afinal o carro já tem mais de 5 anos com a mesma.

-troque também a bateria da chave, a minha arriou hoje, fui abrir o carro e a chave não destravava as portas, a bateria que vai dentro é a CR2016, você mesmo troca (eu comprei uma no chaveiro e troquei).

Como a manutenção foi meio pesada, eu fui comprando as peças aos poucos, comprei tudo original em uma concessionária da Renault no mercado livre (Renault Estoril) e consegui economizar 250 reais em relação aos preços cobrados na concessionária aqui próximo de casa. O óleo 10w40  (ELF 10w40 semi-sintético) você consegue comprar um troca de óleo ou no carrefour por 30 reais o litro, na concessionária vai sair 42. As únicas coisas que comprei na concessionária daqui foram os filtros).

Seguem os preços quando eu fiz a revisão:
kit correia dentada: 199 reais (correia + rolamento automático - tem dois tipos - pista externa de metal que é pra sandero até 2010 e o de plástico que é o nosso);
kit correia de acessórios (correia + tensor automático + tensor fixo): 389 reais (na concessionária daqui era quase 500).

óleo Elf 10w40 semi-sintético: 29 reais o litro, o sandero vai 3,5 litros - fique atento, pois muita gente coloca os 4 litros e ultrapassa o limite máximo da vareta de medição, o que não é recomendado).

jogo de velas: 96 reais

líquido de arrefecimento Glacelf supra amarelo: 30 reais o litro. (No sandero, a quantidade total de líquido é de 5,7 litros, então 3 litros de aditivo dá).

fluído de freio - varga DOT4 - este eu não sei, pois o mecânico que comprou e adicionou no valor da mão de obra.

filtro de ar: 120 reais na concessionária

filtro de óleo, filtro de cabine, filtro de combustível: em média 30 reais cada um.

Paguei 700 reais de mão de obra, em um mecânico especializado em franceses.


Espero ter ajudado.

-

Muito Obrigado Vagner, foi de grande ajuda todas essas informações, pois não tenho grande experiência com Sandero (Renault), na verdade, qualquer outro carro/marca.
Vou verificar com um mecânico indicado por um amigo e citar todas as possíveis manutenções que colocasse neste post, para ver o que é mais urgente verificar.
Tens alguma ideia dos itens mais urgentes? Digo pois não teremos verba R$ para uma manutenção completa como essa.
Também tem aquilo né, é possível que nem tudo necessite trocar!

Abraço!

Jonas Moura

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Re: Dicas de manutenção! (50mil Km)

Mensagem por daan0094 em Qui Abr 20, 2017 12:14 pm

Pessoalmente, acredito que o mais importante agora é verificar sobre a correia. Provavelmente será um dos itens mais caros de tudo o que precisa ser feito (Na verdade a mão de obra é cara)
Se a correia der problema, o motor inteiro vai pro beleléu

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Re: Dicas de manutenção! (50mil Km)

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